Desafio
A cidade de Ishikari, em Hokkaido, começou a testar um serviço de transportes sob demanda chamado âItsumoâ (âsempreâ, em japonês). à um serviço onde os passageiros fazem reservas pelo celular.
Ishikari fica ao norte de Sapporo e é um centro de logÃstica importante com cerca de 30 quilômetros quadrados de parques industriais na região do porto. A Nova Ãrea Portuária da BaÃa de Ishikawa tem mais de 700 empresas, que empregam cerca de 20.000 pessoas. Nos últimos anos, muitas empresas foram convidadas a se mudar para lá, pois há fontes de energia renovável, mas os transportes da região se resumem a veÃculos pessoais e ônibus fretados, dificultando a introdução de transportes públicos que atendam à demanda dos consumidores.
Além disso, o envelhecimento populacional reduziu o número de residências com motoristas habilitados, criando a necessidade de serviços de transporte individualizados para pessoas que precisam ir às compras.
Para atender à s necessidades de transporte tanto de quem vai ao trabalho quanto de quem precisa resolver questões cotidianas, Ishikari começou a analisar opções de transporte público em 2018. A partir de outubro de 2022, a cidade começou a testar transportes sob demanda. âA cidade foi pioneira no Japão nesse aspectoâ, relata Norikazu Ebata, secretário de transportes de Ishikari.
Durante o perÃodo de testes, eram aceitos pagamentos por cartão no aplicativo do celular e pagamentos em dinheiro. Ishikari precisava de uma parceria confiável e que fosse capaz de acompanhar a demanda crescente dos trabalhadores.
Solução
Para colecionar pagamentos e reservar corridas, o Itsumo usa o Moovit, um aplicativo de transportes presente em mais de 112 paÃses. Ao buscar rotas pelo Moovit, os passageiros podem combinar mais de um sistema de transporte público e o serviço sob demanda. As reservas são feitas na hora usando o cartão de crédito registrado no aplicativo, e o pagamento é processado depois que o passageiro realmente usa o transporte no dia da reserva.
Depois de alguma polêmica sobre usar um serviço estrangeiro ou alguma outra opção, a prefeitura de Ishikari decidiu que uma solução sustentável e fácil de implementar seria a melhor opção.
A experiência e boa reputação global da Stripe determinaram sua escolha como parceira de pagamentos.
âA Moovit e a Stripe já têm uma história de sucesso no mundo todo e, depois de considerar a rapidez de implementação do sistema, entendemos que seriam as melhores parceiras para lançar nosso serviçoâ, conta Kenichi Uwakubo, gerente de transportes da secretaria de planejamento de Ishikari.
âA parceria com a Stripe permitiu que a Moovit oferecesse serviços em diversos paÃses", diz Hadrien Boixel, gerente nacional da Moovit no Japão. âSabemos que os pagamentos da Stripe funcionam muito bem e que a empresa tem o know-how para incorporar pagamentos ao aplicativo. Foi uma escolha natural para os pagamentos com cartão deste projeto, que foi nossa primeira prestação de serviços no Japão.â
Resultados
A prefeitura de Ishikari encontrou na Stripe uma parceria capaz de atender o volume crescente de passageiros, recebendo comentários muito positivos dos usuários.
âRecebemos reações extremamente positivas de muitas empresas sobre nossa implementação pioneira de transportes sob demanda para trabalhadores, e também conseguimos oferecer a todos uma nova forma de circular pela cidadeâ, declara Kamikubo.
O objetivo de longo prazo da prefeitura é tornar o transporte urbano do Japão mais confortável e conveniente. Para atingir essa meta, devem ser adicionadas novas formas de pagamento que facilitem ainda mais a vida dos usuários. âDaqui em diante, conforme implementarmos assinaturas periódicas, planos de descontos e cupons, a Stripe será parceira nessas funções também. Somos muito gratos à Stripe por nos ajudar com suas tecnologias de pagamentoâ, conclui Boixel.
Além disso, a Marubeni, grande empresa de investimentos que forneceu o sistema para o projeto, pretende ampliar suas contribuições para as comunidades japonesas.
âAlém de serviços de transporte sob demanda, a Moovit também permite melhorar o planejamento dos transportes da região com a coleta e análise de dados de movimentações. Começando com o Itsumo, pretendemos propor uma nova visão para os transportes públicosâ, declara Ken Asakura, gerente assistente do departamento de mobilidade da Marubeni.
Tivemos reações extremamente positivas de muitas empresas sobre nossa implementação pioneira do transporte sob demanda para o trajeto diário entre a casa e o trabalho. Oferecemos uma nova forma de viajar dentro da cidade.